Dicas para combater tosse e catarro (Confira!!)
- Cosmic Healing Terapêutica
- 6 de out. de 2016
- 5 min de leitura

Muitas pessoas vem se queixando de tosse e catarro, então posto abaixo alguns alimentos e suas propriedades para estes casos, de acordo com a MTC. Vale lembrar que existe sempre uma quantidade certa a ser consumida, não adianta se empanturrar de varias coisas, pode fazer efeito oposto.
Como cada organismo é "único", aconselho a consultar um bom acupunturista, medico ayurvedico ou outro que entenda de formulações naturais.
OS MAIS INDICADOS PARA TOSSE
Berinjela, MEL, cebola, maltose, pepino, uva.
CENOURA
É ótima em caso de disenteria crônica e indigestão, evita gases e acalma a tosse.
FOLHA DE MOSTARDA
Ativa o yang, reduz o yin, regula e favorece o Chi, ativa o aquecedor médio e combate o frio, remove estagnações do sangue, expande os pulmões, elimina catarro; indicada contra tosse, peito congestionado, catarro frio.
GENGIBRE (Muito recomendado!)
Ativa o aquecedor médio, abre os meridianos; elimina as obstruções dos orifícios, ativa o yang, reduz o yin, regula e favorece o Chio, expele o frio, reforça os tendões. Seco: contra pés e mãos frios, reumatismo, enjôo matinal, diarréia aguada, vômitos. Fresco: contra gripes e resfriados, vômitos, catarro, tosse, diarréia, reumatismo, orquite aguda.
MANGA
Nutre, refresca, reduz o yang, favorece o estômago, mata a sede, é diurética; indicada contra tosse e doenças do pulmão.
MEL (na minha opinião o mais indicado de todos!)
Nutre a energia do baço e acalma os cinco órgãos. Desintoxica, lubrifica, alivia a dor, dá fluidez aos mucos; indicado em casos de sinusite, tosse, prisão de venue e dor de estômago. Contra-indicado quando há reumatismo.
Suprime a agitação interna e as dores musculares, clareia a visão, reforça o baço e o centro, faz os três aquecedores se comunicarem. Pouco, é bom contra hipertensão arterial. Meia xícara de mel fervido, tomada de estômago vazio três vezes por dia durante duas a três semanas, trata úlceras gástricas e duodenais; meia xícara, misturada com água quente e tomada uma vez por dia, trata dor de estômago, problemas cardíacos-e coronários, hipertensão, constipação e neurastenia.
Contra insônia: duas ou três colheres de mel dissolvidas em água quente, à noite e de manhã. Aumentar a dose, à noite, conforme o caso. Contra prisão de ventre: em jejum, tomar duas colheres de mel diluídas em água quente. Em uso externo, trata queimaduras, fissuras das hemorróidas e feridas cancerosas.
NOZ
Consolida o princípio vital e umedece os intestinos; reduz o yin; pouca, reforça os rins e o cérebro, acalma a asma, fortalece o esperma. Indicada contra tosse, asma, lumbago, fezes ressecadas, espermatorréia, impotência.
ORÉGANO
Ativa o yang, reforça o sangue, remove estagnações do sangue, faz suar eliminando umidade; contra resfriado, tosse, vômito, congestão no peito, diarréia, hepatite, raquitismo, prurido e leucorréia.
PEPINO
Ajuda a tratar sede, depressão mental, dor de garganta, conjuntivite; facilita a circulação de líquidos; suprime o calor do tórax e os inchaços dolorosos e quentes da garganta. O pepino velho, amarelado, fervido em sopa, alivia a tosse seca do outono. Comer pepino faz bem à pele e evita a acne, já que ela geralmente se deve ao excesso de calor no estômago e nos pulmões e o pepino tem ação refrescante sobre eles. Aplicado externamente, o suco do pepino fresco faz secar as espinhas e trata as queimaduras.
PÊRA
Cozida, nutre o yin dos cinco órgãos. Crua, pouca, dissolve muco e neutraliza as toxinas dos furúnculos e do álcool. Refresca as entranhas e o coração e trata as plenitudes do tórax. Reduz o yang, lubrifica a secura. Muito boa contra diabete, tosse quente, intestinos secos.
PÊSSEGO
Nutre, favorece o Chi, ativa o yang e o sangue, aquece, produz fluidos, lubrifica os intestinos, elimina acúmulos e favorece a menstruação. Bom contra indigestão; também para tratar tosse seca e pulmões quentes.
PIMENTA BRANCA
É analgésica e indicada no tratamento de resfriados, tosse, dor de garganta, de dente e de estômago, artrite reumatóide, disenteria e elefantíase dos membros inferiores. Bob Flaws diz que sua energia é fria.
RABANETE
Previne gripes, resfriados e infecções respiratórias; o suco, misturado com suco de gengibre, cura laringite; indicado no tratamento de indigestão, inchaço abdominal, tosse com catarro, diabete, dor de cabeça occipital, hemoptise, epistaxe, disenteria e tricomonas vaginais.
UVA
Reforça o sangue, nutre os fluidos renais e acalma a tosse; tonifica o yin do fígado; reduz as palpitações e o medo acompanhados de suores; em muita quantidade pode gerar calor.
Algumas plantas para chás que também podem ajudar:
- Erva-doce (funcho), planta de ação expectorante, utilizada em chás.
- Eucalipto, planta eficaz quando utilizada em chás, gotas, xarope ou óleos (muito eficaz).
- Malva, planta medicinal utilizada para tosse seca ou dor de garganta.
- Pulmonária, planta de ação expectorante e emoliente, eficaz contra a tosse, utilizada em chás. (uma das mais eficazes).
-Canela Indicação: problemas respiratórios, gripe e tosse. Contra-indicação: não deve ser ingerido em grandes doses por grávidas ou por quem tem pressão alta. O contato com a pele também pode provocar alergia. Modo de preparo: leve ao fogo, em uma panela, 1 xícara (chá) de água, 1 canela em pau e 1 rodela de limão. Desligue quando começar a borbulhar. Espere amornar, coe e beba uma xícara (chá) a cada 8 horas.
-Eucalipto Indicação: gripes, tosse, febre e para minimizar sintomas de asma e bronquite. Modo de preparo: em uma panela, coloque 2 colheres (sopa) de folhas secas de eucalipto com 1 litro de água e leve ao fogo até começar a ferver. Deixe amornar, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.
-Gengibre Indicação: melhora a digestão, cansaço e congestão nasal. Contra-indicação: não deve ser consumido por pessoas que tenham problemas de coagulação sanguínea. Modo de preparo: coloque, em uma panela vazia, 3 colhere (sopa) de gengibre fresco picado. Despeje 1 litro de água fervente por cima e tampe. Deixe abafado por 15 minutos e coe. Adoce com mel e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas.
-Guaco Indicação: tosse e gripe. Contra-indicação: hemofílicos não devem consumir. Modo de preparo: ferva 3 folhas frescas de guaco em 1 xícara (chá) de água. Desligue o fogo, acrescente 1/2 colher (sopa) de folhas secas de poejo, 1 colher (chá) de gengibre ralado, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe, adoce com 2 colhers (sopa) de mel e tome.
-Hortelã Indicação: azia, catarro, enjoô e vômito. Contra-indicação: não deve ser consumido por bebês e gestantes. Modo de preparo: em uma panela, ferva 3 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã com 1 litro de água. Espere amornar, coe, adoce com mel e beba 1 xícara (chá) a cada 6 horas.
-Mil-folhas Indicação: gripes, resfriados e para eliminar catarro. Contra-indicação: grávidas não devem consumir. Modo de preparo: em uma xícara (chá) vazia, coloque 1/2 colher (chá) de folhas secas de mil-folhas. Complete com água fervente e deixe por 15 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) a cada 12 horas.
-Sabugueiro Indicação: amenizar catarro em excesso e incômodos causados pela bronquite. Contra-indicação: não deve ser consumido por grávidas. O consumo desse chá em excesso também pode causar irritação gástrica e intestinal. Modo de preparo: em uma panela, coloque 2 xícara (chá) de água e 1 colher (sopa) de flores secas de sabugueiro. Leve ao fogo até começar a ferver. Espere amornar, coe e beba 2 xícara (chá) por dia.
-Tanchagem Indicação: inflamações na garganta e prisão de ventre. Modo de preparo: despeje 1 xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (chá) de folhas de tanchagem. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Espere amornar e coe. Faça gargarejos de 3 minutos, com intervalo de 30 minutos entre cada gargarejo.
-Tomilho Indicação: gripe, resfriado, cólicas, prisão de ventre e falta de apetite. Modo de preparo: coloque, em uma xícara (chá) vazia, 1 colher (sopa) de ramos frescos de tomilho. Complete com água fervente, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) 3 vezes por dia.
Mais uma vez não se esqueçam, em casos graves nunca deixe de consultar um médico que entenda bem do assunto! Essas são apenas algumas recomendações e dicas que podem ajudar.
Fonte: http://www.yogachikung.com.br/medicina-chinesa/alguns-alimentos/dicas-para-combater-a-tosse-e-o-catarro-1
Comments